A gestação é um momento de ajustes metabólicos no corpo da mulher para conseguir nutrir dois indivíduos. Por este motivo é de extrema importância o acompanhamento do obstetra e da sua nutricionista para evitar quadros de anemia, resistência insulínica e diabetes gestacional. Tudo isso pode ser evitado se o acompanhamento for feito desde o início da gestação através de avaliação de sintomas e resultados de exames de sangue.

 

No primeiro trimestre muitas gestantes passam pela fase dos enjôos. Algumas somente sentem ao levantar da cama pela manhã, outras sentem no final da tarde, outras somente quando andam de ônibus ou carro (movimento). De acordo com estas especificidades a nutricionista consegue visualizar as vitaminas que estão faltando no seu organimo e modula de acordo com a semana gestacional. Mas algumas medidas básicas já podem te ajudar, como por exemplo:

 

Passada a fase dos enjôos, agora chegou a hora do intestino começar a ficar preguiçoso. Isso ocorre porque o intestino diminui as contrações para expulsar as fezes (chamamos de motilidade intestinal) levando ao quadro de constipação. Neste momento é necessária utilização de alimentos com poder laxativo (como por exemplo: mamão, ameixa seca, farelos ricos em fibras) todos os dias até o final da gestação. Claro que não podem esquecer de beber muita água! Elas ajudam amolecer e eliminar as fezes!

 

Atualmente, além da conduta de modificação de dieta e estilo de vida contamos com probióticos de excelente qualidade que ajudam a colonizar a flora intestinal, facilitando a eliminação das fezes e aumentando a frequência de evacuações. Mas isso não deve ser feito por conta própria ou por pesquisas na internet...muito cuidado. Faça somente recomendação e prescrição de nutricionista!

Gestação

Eis que chega um momento tão sonhado por tantas mulheres...a GESTAÇÃO! Mas junto com ele muitas dúvidas sobre alimentação, alívio de enjôos e o que fazer quando o intestino começa a ficar mais preguiçoso. Saiba mais...

 

Ipanema

R. Visconde de Pirajá, 623 Sl. 604  - Tel.: 3507-3593

Tijuca

R. Eng. Enaldo Cravo Peixoto, 105 Sl. 511 - Tel.: 3507-3593 (Marcação de Consulta)

 

contato@patriciarodrigues.net